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Tendências de beleza para 2025: sustentabilidade, simplicidade e personalização

Foto do escritor: Me. Hair SalonMe. Hair Salon


Entre as muitas tendências que deverão ditar o mercado de beleza e cuidados pessoais em 2025, três se destacam com notável relevância: a ampliação da personalização da rotina de cuidados impulsionada pelo auxílio da tecnologia, a fusão entre sustentabilidade e alta performance, e o retorno a experiências simples e nostálgicas. 


Isto é o que indica a nova pesquisa Global Beauty and Personal Care Trends 2025, conduzida pela Mintel. A publicação reúne opiniões e insights compartilhados por consumidores e empresas de vários locais do mundo, e o Brasil é um deles: por aqui, 86% dos entrevistados disseram que a manutenção da confiança e auto-estima passa pelo consumo de produtos e serviços do setor analisado pela pesquisa.


Uma das principais conclusões alcançadas pela Mintel é que os consumidores estão se tornando mais conscientes e exigentes em relação aos produtos que utilizam. Eles estão combinando conhecimento e tecnologia para personalizar rotinas de cuidados, priorizando a eficácia das soluções adquiridas e a saúde da pele a longo prazo. 


Pensando nisso, aproximadamente 75% das empresas entrevistadas já adotam inteligência artificial generativa para criar soluções mais precisas em seus produtos. A demanda por personalização e controle é especialmente evidente em mercados como o chinês, onde marcas como Pola utilizam tecnologia avançada para oferecer soluções de skincare altamente personalizadas​.


Sustentabilidade e nostalgia em pauta


O relatório também aponta para o aumento da pressão sobre as marcas para adotar práticas amigáveis ao meio-ambiente. À medida que os efeitos das mudanças climáticas se tornam mais evidentes, 61% dos consumidores americanos esperam que as marcas liderem iniciativas para enfrentar questões ambientais.


Neste panorama, ingredientes biotecnológicos estão se popularizando e empresas como a Debut Biotech assumem uma posição de liderança no cenário sustentável. Em parceria com a L’Oréal, a organização estadunidense investe no desenvolvimento de ingredientes “bio-idênticos”, replicando as propriedades e os benefícios dos compostos naturais sem esgotar os recursos do planeta. 


Embalagens reutilizáveis também estão ganhando destaque, especialmente em países como Japão e China, onde as empresas estão respondendo à demanda por produtos que respeitam o meio ambiente​. Finalmente, o estudo destaca o movimento em direção a uma abordagem mais lenta e consciente da beleza. Em resposta à complexidade das rotinas modernas, 89% dos consumidores australianos dizem preferir produtos que os façam lembrar de tempos mais simples.


Atendendo à essa demanda, marcas do setor estão criando experiências sensoriais que remetem à nostalgia e ao autocuidado, utilizando fragrâncias e texturas que evocam memórias de tempos mais simples. Conhecido como “slow beauty”, o movimento reforça a importância de uma rotina de cuidados preventiva, com um foco crescente em bem-estar e longevidade​.


Fonte: Mundo do marketing


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