top of page

Blog

Reflexologia podal é eficaz no combate dos sintomas da menopausa, diz estudo

Foto do escritor: Me. Hair SalonMe. Hair Salon

A técnica, que consiste em uma massagem nos pés, também reduz o estresse e a insônia

Os benefícios terapêuticos da massagem são reconhecidos há muito tempo. Um novo estudo sugere que a massagem nos pés, em particular, pode ajudar a minimizar vários sintomas comuns da menopausa, incluindo a interrupção do sono, prolongando em uma hora por dia, em média, o tempo de descanso. Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.


Durante a transição da menopausa, a deficiência de estrogênio pode levar a uma série de problemas de saúde física e mental, incluindo insônia, ondas de calor, secura vaginal, dores de cabeça e ansiedade. Embora as ondas de calor e o as mudanças de humor comumente observados na transição da menopausa geralmente melhorem, condições como queixas de sono e secura vaginal tendem a persistir ou piorar com o tempo.


A menopausa corresponde ao final do período reprodutivo feminino e ocorre após o último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação, geralmente, entre os 45 e 55 anos. Quando acontece por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.


A fadiga geralmente ocorre como resultado de ondas de calor e qualidade do sono prejudicada. De fato, a fadiga geralmente é uma das três principais queixas da menopausa e é prevalente em mais de um terço das mulheres com mais de 45 anos.


Embora a terapia hormonal seja reconhecida como uma opção de tratamento eficaz para muitos sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor, nem todas as mulheres podem ou desejam tomar hormônios. Assim, há necessidade de identificar outras abordagens, incluindo tratamentos complementares e alternativos, para aliviar os vários sintomas de saúde física e mental que muitas vezes acompanham a transição da menopausa.


A reflexologia — que é um tipo específico de massagem terapêutica na qual o profissional pressiona, de forma controlada, pontos no pé que contém terminações nervosas e que são correspondentes a vários órgãos do corpo.


A massagem nos pés, em particular, ajuda os indivíduos a relaxar, reduzir o estresse e restaurar o equilíbrio do corpo, estimulando as células nervosas localizadas nas pernas. Estudos anteriores sugeriram que a reflexologia podal é uma intervenção eficaz na redução do estresse e da fadiga em mulheres na pré-menopausa. No entanto, não foram encontrados estudos anteriores que avaliassem os efeitos da massagem nos pés na ansiedade, fadiga e sono ao mesmo tempo em mulheres na pós-menopausa .


Neste novo estudo de pequena escala, os pesquisadores procuraram especificamente avaliar os efeitos da massagem nos pés na ansiedade, fadiga e sono em mulheres na pós-menopausa. Foram recrutadas 70 mulheres que moravam em uma vila localizada no norte da Turquia. Metade delas recebeu massagem nos pés uma vez por dia durante 7 dias. Nenhuma intervenção foi aplicada às mulheres do grupo controle.


Depois do experimento, as voluntárias que receberam a massagem relataram que passaram a dormir, em média, 8 horas por noite. Já as que não receberam a intervenção, continuaram a relatar um sono de cerca de 7 horas.


Os resultados do estudo determinaram que a massagem nos pés aplicada durante a menopausa aumenta a duração média diária do sono, e reduz os níveis de fadiga e ansiedade das mulheres.


"Distúrbios do sono, fadiga e sintomas de ansiedade são comuns durante a menopausa. Este pequeno estudo em mulheres turcas mostra como uma intervenção simples e barata, como a massagem nos pés, pode melhorar esses sintomas incômodos em mulheres na pós-menopausa. Embora estudos adicionais sejam necessários para confirmar esses achados em outras populações de mulheres na pós-menopausa, há pouca desvantagem em recomendar a massagem nos pés como uma opção não hormonal para ajudar a aliviar os sintomas", disse Stephanie Faubion, diretora médica da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, em comunicado.


Fonte: O Globo


Gostou desse post? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos assim!


Visite nossos serviços para achar um que se encaixe com o que você precisa.

Fique por dentro das nossas novidades 

E-mail enviado com sucesso.

bottom of page