
Se todas as mulheres estão suscetíveis a passar pela menopausa, por que esse assunto ainda é um tabu e um peso tão grande para elas? É claro que, com os sintomas que a menopausa pode trazer, há uma desmotivação sobre o assunto, sobre “chegar na menopausa”.
A menopausa é um marco de descobertas do feminino, e não o fim da linha. Saber lidar com esse processo e se preparar para esse momento deixará tudo mais fácil. E isso só é possível se falarmos abertamente sobre o assunto.
Queda de cabelo é um dos sintomas que mais incomoda as mulheres durante a menopausa e nós fizemos um guia para te ajudar a saber tudo sobre o que envolve os seus cabelos no período de menopausa, e o que você pode fazer para fortalecer os fios e cuidar da sua saúde.
E agora, como ficam os meus cabelos com a menopausa?
Durante muito tempo mulheres deixaram de pesquisar e se informar sobre a menopausa pelo simples fato de ter receio dessa hora chegar. Mas não se desespere, pois a menopausa não precisa ser uma inimiga ou um “problema” na sua vida. Os sintomas existem, mas são apenas um sinal de transição das fases da vida de uma mulher.
E se você está incomodada pois está em um período de pré-menopausa e já percebeu mudanças no seu cabelo, saiba que 7 entre cada 10 mulheres têm esse sintoma, que aumenta em até 80% quando falamos de mulheres entre 50 a 60 anos.
Esses dados são da pesquisa feita por Tudo Pra Cabelo com a Opinion Box, que também nos mostrou como as mulheres, ao chegar na menopausa, mudaram a sua relação com os cabelos.
Então, é comum perceber sintomas, como:
Queda de cabelo;
Mudança na textura;
Fios mais ressecados;
Cabelos mais fracos e finos.
E quando a gente fala sobre tantas mudanças no corpo e, principalmente no cabelo, ao invés de se esconder atrás disso e maquiar a situação, cada vez mais mulheres estão mudando a sua percepção sobre menopausa e encarando essa fase de vida de um outro jeito.
Mas por que a menopausa acontece?
A menopausa está relacionada com questões hormonais do nosso corpo. Nesta fase da vida, os ovários param de funcionar, e são eles os responsáveis pela produção de hormônios como o estrógeno e progesterona. Mesmo que esses hormônios ainda estejam no seu corpo, a quantidade é muito menor.
Então, imagine só: uma queda significativa de hormônios no corpo, é natural que alguns sintomas apareçam, e os cabelos são uma parte do corpo afetados pela menopausa.
A Dra. Joana Darc Diniz, Médica Dermatologista, nos explica que o envelhecimento capilar produz efeito externo e interno, para a saúde e beleza dos cabelos, olha só:
Na verdade, as mulheres começam a perder cabelos a partir dos 30, mas a espessura dos fios compensa a perda de volume.
Já a partir dos 50, a velocidade de crescimento diminui e a perda acontece em quantidade e espessura, ou seja, os fios ficam mais finos. A menopausa, que é o início da queda do hormônio estrogênio, reflete essa tendência feminina.
E é justamente próxima a menopausa que o uso de química nos cabelos é mais frequente, além da exposição solar que os fios tiveram durante a vida, que agride mais o cabelo. Ocorre ainda a morte natural das células responsáveis pela produção de pigmento, gerando o aumento de fios brancos, que são mais frágeis devido a falta de proteção natural que o pigmento dá aos fios.
Será que estou na menopausa? O que fazer?
Queda de cabelo é, de longe, o sintoma mais sentido pelas mulheres que estão na fase da perimenopausa, que nada mais é do que a “pré-menopausa”. Segundo a pesquisa da Opinion Box para Tudo Pra Cabelo, a queda de cabelo afeta 66% das mulheres brasileiras durante essa fase.
Se você já passou dos 45 anos e começou a sentir que o seu corpo está mudando, é importante prestar atenção em quais são esses sintomas e ter uma consulta com uma ginecologista e, se essas mudanças têm relação com os cabelos, marcar com um dermatologista ou tricologista é, também, de suma importância.
Comece a reparar na quantidade de cabelo que sai na sua escova ao pentear, se ficam muitos fios no chão ou na pia do banheiro. Se depois de secar ou passar as mãos nos cabelos e os fios se depreendem mais do que antes, fique alerta.
Além disso, também é comum perceber que os cabelos estão mais ressecados. Se você segue os mesmos cuidados com os fios desde sempre, e as mudanças são nítidas, uma passadinha no médico para avaliar é fundamental, pois cada caso é um caso, e os tratamentos podem variar.
Quais são os tratamentos mais comuns?
De um jeito ou de outro, todas as mulheres passarão pela menopausa. Algumas delas tem mais facilidade para identificar os sintomas, já outras quase nem percebem, porque a intensidade é muito individual.
Assim como o diagnóstico e o caminho de tratamento indicado pelos médicos é muito particular também. No caso da queda de cabelo, além de cuidados básicos de rotina, é possível encontrar alguns tratamentos, como:
O recomendado é combinar terapias, para atingir um resultado efetivo e duradouro. As principais indicações são a estimulação com Laser de Baixa Tensão, nutrição capilar, microagulhamento, mesoterapia capilar (reposição de nutrientes, aminoácidos e uso de medicamentos antiandrógenos que bloqueiam ação dos hormônios sobre os folículos) e também a terapia capilar com produtos específicos para hidratação da fibra, reposição de massa e selagem de cutículas.
Como cuidar do nosso corpo durante a menopausa?
Não existe fórmula mágica para lidar com a menopausa, até porque, os sintomas são muito particulares, variando para cada mulher. Mas uma cosa é fato: levar um estilo de vida saudável é o segredo para lidar bem com essa fase da vida.
É possível que a mulher precise de reposição hormonal, devidamente indicada pelo seu médico, mas bons hábitos são o segredo.
Com relação aos cabelos, produtos focados em queda de cabelo podem ajudar a contornar a situação, bem como evitar exposição a fontes de calor e proteger os cabelos dos raios solares.
Fonte: Tudo para Cabelo
Visite nossos serviços para achar um que se encaixe com o que você precisa. Se tiver alguma dúvida ou quiser agendar um horário, entre em contato conosco.