top of page

Blog

  • Foto do escritorMe. Hair Salon

Devo pintar o cabelo antes ou depois da Progressiva?


Mudanças no visual são bastante bem-vindas para diversas mulheres ao redor do mundo. Basta observar os salões de beleza: eles nunca param. Isso porque mudar o cabelo é uma opção segura, saudável e que todos podem fazer.


Todos os dias existe uma grande procura por novos tons de cabelo, por tratamentos intensivos e por processos de alisamento capazes de dar mais movimento às madeixas… E também existe uma busca por um combo de todos esses serviços ao mesmo tempo.


Entre as pessoas que buscam por uma transformação radical, é comum que surja uma questão: Devo pintar antes ou depois da escova progressiva? Deixa que a gente responde para você!


O que vem primeiro?


Às amantes de mudanças no visual: sim, é permitido pintar os cabelos e alisá-los, ok?! Apesar de serem duas químicas diferentes, existe essa possibilidade, contanto que haja bastante cuidado entre um procedimento e outro!


Apesar dos cabelos assumirem um aspecto saudável e alinhado após a escova progressiva, é importante frisar que ela não deixa de ser um procedimento químico.


Além de agredirem a estrutura capilar, suas substâncias também são capazes de interferir no resultado de outros procedimentos – como nas colorações, por exemplo.


Se a escova for aplicada nos cabelos loiros e descoloridos, existe o risco dos cabelos ficarem desbotados ou perderem o brilho conquistado no procedimento anterior.


Portanto, o primeiro passo de uma transformação radical é alisar antes de colorir. Do contrário, a cor que você escolheu para os seus fios pode se comprometer durante o processo de alisamento.


Fortaleça seu cabelo!


Lembram-se que citamos sobre cuidados no tópico acima? Pois bem, é sobre esse zelo que falaremos agora.


É indicado pintar o cabelo alguns dias depois de ter feito o processo de alisamento. Afinal, os fios precisam de um tempo para se recuperarem e ficarem fortes o suficiente para serem submetidos a outra química – que será mais agressiva do que a primeira.


O interessante é ter um período de detox, com cronograma capilar, pelo período de, no mínimo, 15 dias.


Durante essa pausa para cuidados, deve-se investir em máscaras umectantes, hidratantes e reconstrutoras. Ao preparar seu cabelo dessa maneira, a chance dele sofrer menos danos é muito mais significativa.


Além disso, também é interessante optar pela Escova Progressiva Sem Formol ao invés da Escova Progressiva Convencional. Enriquecida com ingredientes naturais, essa escova “orgânica” alisa os fios ao mesmo passo em que trata a fibra capilar.


E se, por praticidade, eu quiser pintar o cabelo no mesmo dia da escova progressiva?


Além do seu cabelo sofrer bastante com dois procedimentos químicos no mesmo dia, também existe a possibilidade da coloração não ser 100% efetiva.


Se a escova progressiva for feita um pouco antes, a coloração não conseguirá penetrar nas cutículas capilares, uma vez que as propriedades alisantes criam uma película ao redor da fibra capilar, impedindo a entrada dos componentes que alterariam a nuance dos fios.


Ou seja, além dos danos causados por uma coloração (como quebra e ressecamento dos cabelos), as chances da cor não ficar como o desejado são bem grandes.


Escolhendo o tipo de coloração


Dentre os tipos de colorações oferecidas pelo mercado da beleza, existem duas que lideram o ranking do público: tintas permanentes e tonalizantes. As duas são autorizadas nos cabelos alisados, a diferença está na atuação do produto.


Os tonalizantes ou “banhos de brilho” são mais sutis e temporários, uma vez que atuam apenas entre as escamas e não alteram os pigmentos naturais do cabelo, durando em média 28 lavagens.


Já a tintura permanente é mais intensa em cima dos fios, pois conseguem alterar permanentemente a cor das madeixas. Portanto, se o objetivo é fazer uma mudança radical no visual, essa opção é a mais indicada.


Lembrete: opte por tintas ou tonalizantes que não tenham amônia na composição. A substância pode ser agressiva demais à saúde dos fios!


Nunca é tarde para recordar que, independente da escolha, a importância de um detox capilar entre uma química e outra deve ser levada a sério. Além do fato de sempre realizar um teste de mecha antes de aplicar no resto dos cabelos, certo?


Fonte: Escova Progressiva

Comments


bottom of page