
Responda rápido: você sabe dizer se os seus cabelos são finos, médios ou grossos? Se você não sabe, fique tranquila, a maioria das pessoas não conseguem responder essa pergunta. É que depende muito mais das químicas e tratamentos que você tem nos fios, do que da estrutura capilar propriamente dita.
Quer saber como descobrir a sua estrutura capilar para oferecer um tratamento completo aos fios? O expert revela os seus truques!
Como identificar sua estrutura capilar
É realmente difícil descobrir a sua estrutura capilar apenas analisando os fios em casa. “Para nós que somos profissionais e lidamos com cabelo diariamente é mais fácil saber qual a estrutura do fio e até qual produto indicar, porque, em casa, a cliente não tem um padrão comparativo, não tem como comparar outro cabelo com o dela”, explica Lucas.
Por exemplo, um cabelo grosso pode ficar médio ou fino de acordo com o que tem nos fios. “Uma simples coloração pode afinar a fibra capilar, porque estou removendo cutículas, pigmento, o que deixa o cabelo mais fino.”, explica o hair stylist e expert Lucas Possetti.
Para isso, o expert indica pedir ajuda de um profissional: pergunte para ele sobre a estrutura dos seus fios e peça dicas de quais são os melhores produtos para utilizar no dia a dia. “Mas uma coisa que a pessoa deve levar em consideração é nunca usar um único produto sempre. É importante ter uma variedade de produtos de acordo com o tipo de química que tem no cabelo dela”, diz Lucas.
Como a química fragiliza o cabelo?
Sim, a química diz muito mais sobre a estrutura dos fios. “Leve em consideração sempre o que você fez no cabelo para saber o produto a ser utilizado”, explica. Para cabelos quimicamente tratados, o expert indica shampoos para fios coloridos, que promovem uma limpeza suave, para uma maior fixação de pigmentos.
Outra dica é para as donas de fios oleosos, que lavam os cabelos todos os dias, pois isso estimula a oleosidade. “Uso bastante condicionador de água micelar, porque promove uma limpeza sem remover a oleosidade das pontas”, diz Lucas.
A oleosidade pode ser colocada mecanicamente também, dormindo com óleo no cabelo. “Lembre-se que o que fica sujo é sempre a raiz, então eu lavo a raiz e enxáguo o cabelo nas pontas, não fricciono”, completa.
Esses pequenos hábitos deixam os fios bem tratados, porque não há abertura cuticular e tem limpeza e hidratação na medida certa.
Fonte: Beleza na Web
Gostou desse post? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos assim!