Cabelo chanel: o que é e como fazer?
- Me. Hair Salon
- 15 de dez. de 2023
- 4 min de leitura

O corte de cabelo chanel é uma das principais referências para quem pretende ter o cabelo curto. Indicado para todos os tipos de rosto e cabelo, esse corte é prático e estiloso e possibilita facilidade no dia a dia na rotina de cuidados. Para você entender mais sobre os tipos de cabelo chanel, como cortar e como cuidar desses fios, separamos as principais informações sobre esse estilo.
O que é cabelo chanel?
O cabelo chanel é caracterizado por um corte curto feito acima dos ombros e pode chegar até o queixo ou acima, a depender do tipo de corte. O cabelo chanel se popularizou na década de 1920 por ser o corte da estilista Coco Chanel, que faz referência ao nome do corte.
O cabelo chanel ganhou releituras que agradam desde as mulheres mais clássicas até as mais modernas. Os modelos do cabelo chanel têm como principal característica o comprimento curto, na altura da nuca, mas podem ter pequenas variações. O cabelo chanel pode ser adaptado para todos os tipos de cabelo. A finalização certa ajuda a manter os fios bem posicionados de acordo com o visual desejado.
Quais são os tipos de corte chanel?
O cabelo chanel pode ser feito através de diferentes tipos de corte. Todos mantêm o mesmo princípio de ser um cabelo curto acima do ombro, porém as variadas formas de cortar e estilizar o corte variam, o que possibilita você escolher entre os tipos de corte chanel. Separamos as principais opções para você escolher qual corte chanel mais combina com você!
Chanel de bico
O corte chanel de bico é uma bela alternativa para quem gosta de manter alguns centímetros de comprimento a mais para emoldurar o rosto. Alguns cabeleireiros até consideram este um corte mais para médio do que curto. É o melhor dos dois mundos: garante o perfil alongado sem comprometer a praticidade da nuca fresquinha. Para as onduladas, cacheadas e crespas, o corte chanel de bico ainda disfarça o tão temido fator encolhimento.
Corte chanel assimétrico
É comum querer aderir aos fios curtos para fugir das pontas ralas e finas, e o corte chanel assimétrico pode ajudar nessa missão. A diagonal criada na franja ajuda a disfarçar o efeito de ''pontas minguadas'' que muitas vezes o cabelo liso, principalmente com química, pode adquirir com o tempo. Além de ser uma ótima maneira de brincar com formas e proporções para quem busca um corte chanel fora do óbvio.
Corte chanel curto
O corte chanel curto é uma ótima opção para quem deseja a versão curtíssima desse corte. Esse tipo de cabelo chanel é caracterizado por um corte acima do queixo, o que faz com que os fios contornam o rosto formando uma espécie de moldura. Então, se você deseja apostar no cabelo curtíssimo, o corte chanel curto é uma boa opção para isso.
Corte chanel longo
Se você deseja apostar no cabelo chanel, mas não quer alterar tanto o comprimento dos fios, aposte no corte chanel longo. Esse tipo de cabelo chanel é caracterizado por ter o comprimento na altura ou um pouco abaixo dos ombros, ficando entre o cabelo curto e médio. Para quem deseja o corte chanel longo, o estilo chanel de bico ou chanel alongado são as melhores opções.
Chanel repicado
O corte chanel tradicional tem a base totalmente reta. Já essa versão mantém o comprimento, adicionando um ar mais despojado com a técnica repicada. Camadas são as melhores amigas de quem busca volume e movimento. Por isso, sempre foram populares, principalmente entre os cortes ondulados, cacheados e crespos. Nos fios lisos, o corte repicado agrega mais balanço e modernidade ao look.
Chanel com franja
A franja tem o poder de transformar qualquer corte de cabelo, e com o corte chanel não é diferente. O chanel com franja curta e reta atinge o ápice da simetria. Ao mesmo tempo, a geometria dos fios perfeitamente desenhados transmite um ar mais romântico e vintage. E nada de achar que franja só funciona em cabelos lisos! Na verdade, cachos enfeitando a testa estão mais em alta do que nunca.
O que o cabelo chanel transmite?
O cabelo chanel transmite autenticidade, praticidade e estilo. Esse corte é prático e fácil de combinar com diversos tipos de cabelo, estilos e composições. Além disso, ele destaca o volume e movimento dos fios, o que garante um cabelo mais dinâmico.
Qual a diferença entre o corte chanel e long bob?
A diferença entre o corte chanel e o long bob está no comprimento do corte e na disposição das pontas. O corte chanel tende ser mais curto, acima do ombro podendo chegar até a área rente ao queixo, enquanto o long bob é um corte médio geralmente feito abaixo ou na altura dos ombros e com as pontas da frente mais alongadas. O long bob se assemelha com o chanel de bico, mas ainda assim o chanel de bico é mais curto que o long bob.
Quem tem pouco cabelo pode cortar chanel de bico?
Sim! Quem tem pouco cabelo pode cortar o cabelo chanel de bico, isso ajuda a dar mais comprimento para os fios e também destaque e movimento para o cabelo.
Quem tem cabelo cacheado pode fazer corte chanel?
Sim! Quem tem cabelo cacheado pode fazer conteúdo chanel, inclusive essa é uma ótima opção para deixar os cachos mais definidos e com volume. Para as cacheadas em transição, esse estilo de corte é ótimo para fazer o big chop e assumir os cachos de uma vez.
Fonte: L'Oréal Paris
Gostou desse post? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos assim!
Visite nossos serviços para achar um que se encaixe com o que você precisa.